Outono

Outono

3 de jun. de 2012

Por que é que eu fui sair do Brasil?

Oi pessoal!

Primeiro eu quero pedir desculpas pelo meu sumiço... Foi o tal curso de recolocação no mercado de trabalho. Essas duas últimas semanas foram meio punk. Depois eu pretendo contar um pouco melhor sobre o curso (que eu já vou adiantando aqui pra vocês que eu adorei, foi ótimo).

Mas hoje preciso desabafar!

Eu não aguento mais ouvir os alemães me perguntando:

- Mas por que é que você veio do BRASIL :):):):) morar na ALEMANHA :(:(:(:(:(:( ?

Da primeira vez que me fizeram essa pergunta eu juro que não entendi. Mas depois eles começam a falar mal da Alemanha, que aqui é tudo muito certinho, o povo muito chato, o clima é ruim, e dizem que no Brasil o povo é simpático (até demais na minha opinião), que tem praia (pois é), que o clima é bem melhor (hei, já moraram em Curitiba?)...

E eu estou cada vez mais indignada com a imagem super positiva que o Brasil passa por aqui. Não sei se é assim também em outros países, mas aqui na Alemanha pelo que eu percebi o povo tá achando o Brasil a maior maravilha do mundo. E fica difícil explicar os motivos da minha mudança. O alemão diz:

- O Brasil está crescendo economicamente!

E eu respondo:

- Pois é, a China também, e como é que o povo vive lá?

- Mas no Brasil tem praia!

- Pois é, mas vai viver na praia...


E eu fico tentando explicar sobre violência, corrupção, falta de oportunidades, e eles ficam meio chocados. Na verdade acho que como eles vivem uma realidade tão diferente aqui eles nem conseguem imaginar como é tudo isso. Coitado pra eles é quem vive na África, porque aqui passa toda hora propaganda pedindo ajuda financeira pros africanos, e as imagens de criancinhas magrelinhas chorando passando ao fundo... No meu curso tem um rapaz que é alemão, loiro e tal, fala alemão bem melhor que eu, e que viveu a vida toda na África do Sul e também está aqui há 2 meses. Ninguém questionou ele porque ele voltou pra Alemanha, afinal ele veio da África!

Mas eu, que sou do Brasil, sou doida de vir morar aqui!

Ah, se eles soubessem!!!!

7 comentários:

Magnum Opus disse...

Deve ser mais ou menos aquela história: A grama do vizinho é sempre mais verde...
Talvez corrupção, falta de dinheiro, falta de oportunidades seja algo nunca vivenciado pelos alemães que eles nem levam em consideração pois nem sabem que esse tipo de problema existe. O "problema" pra eles é falta de praia, falta de sol etc...

Dri disse...

Dani, deve ser isso mesmo q. o Denis falou... agora, diga ao povo daí que aqui também tem crianças magrelinhas passando fome.
Dani,uma curiosidade: DROGAS. Como é esta questão aí?
Beijos.

Sandra Sebastião disse...

Oi Dani,
Eles precisam conhecer verdadeiramente o Brasil, não acho que seja o pior lugar da terra mas essa questão de oportunidade pega muito, viu!
Sabe que outro dia eu olhava as fotos da sua casa que você postou e me sentia triste pois tenho 32 anos trabalho a 16 e não tenho uma casa e o pior de tudo é que não tenho a mínima previsão de ter... isso é muito injusto. Será que eles sabem disso?
Beijo pra você.

Silvia disse...

Poxa Dani! Que chato ficar explicando isso tudo toda hora! Se aqui as coisas funcionassem certinhas como aí, aí sim era compreensível que achassem o Brasil o máximo!! Praia, sol, muitos feriados etc... Doce ilusão... (PS: quando começou a justificar o seu sumiço, juro que torci: "ai, tomara que ela não diga que não aguenta mais meus e-mails" ufa! Ainda bem que não era! hahahahaha!) Beijo!

Ana Paula disse...

Aqui no Canadá é igual, Dani. Todo mundo fica meio chocado quando eu digo que vim do Brasil e acho que só não ficam mais perplexos porque no Canadá tem gente do mundo todo, é um país de imigrantes, mas vira e mexe eu ouço os mesmos questionamentos...

Sandra disse...

Hoje que pude burlar o tempo, então, estou aqui.
Isso não é o efeito estufa, que ao que tudo indica também é uma grande farsa. É o efeito LULA.
Curta, aproveite bastante este lugar maravilhoso.
Eu realmente não saberia viver sem sol.Mas é uma questão pessoal. As fotos que você mandou estão lindas.
Abraços

Vanina disse...

É exatamente assim na Finlandia também! Devagarinho eu vou lendo o teu blog e vendo o quanto temos em comum.