Outono

Outono

20 de abr. de 2013

Médicos, remédios e Cia.



Se eu disser pra vocês que eu continuo gripada vocês acreditam? Caramba, tô derrubada, não consigo sair disso!

Mas isso pelo menos me serviu de inspiração pra escrever um post sobre saúde pra vocês.

Bom, pra começar aqui na Alemanha quem trabalha tem um desconto em folha pra pagar o plano de saúde público, como é o INSS no Brasil. Acho que a porcentagem inclusive é quase a mesma, também. Só que daí você tem direito a um plano de saúde público. Se preferir pode optar por um privado também, que acaba saindo um pouco mais caro e tem poucas vantagens, pelo que eu entendi. Mas você paga um ou outro, não os dois, como a gente faz no Brasil.

Se você perde o emprego (ou mesmo que peça demissão) o governo continua pagando seu plano de saúde, você não fica sem. Tendo plano de saúde público ou privado, qualquer um que seja, você também tem direito a ir a qualquer médico e qualquer hospital da Alemanha. Não tem essa de alguém falar que não atende seu plano. Tem sim alguns médicos que só atendem particular, mas são bem poucos.

E o plano vale pra família toda, claro.

Aí na primeira vez em que você precisa de um médico tem que achar um médico da família como eles chamam aqui, que é um clínico geral. E as pessoas costumam pegar o mais próximo de casa, pra ficar mais fácil. A nossa médica foi indicada pelo meu irmão e estamos gostando muito dela.

No consultório da nossa médica tem aparelho de ultrassom e sei lá o que mais. Também pode-se fazer exames de sangue, de urina, etc. Quando o Marcelo disse que estava achando que estava com pedra nos rins de novo a médica já fez um ultrassom e constatou que realmente o rim estava (entupido? congestionado? danado?). Desde que chegamos ela acompanha a diabete do Marcelo rigorosamente com exames de sangue periódicos. Quando passamos da data de ir de novo alguém liga do consultório lembrando a gente. E elas lá do consultório mesmo é que mandam o sangue pro laboratório e recebem os resultados. Quando me lembro que já tive que andar por Curitiba com meu exame de papanicolau na mão e levar eu mesma pro laboratório morrendo de medo do troço azedar... hehe! Lá no consultório ela também atende crianças, aplica vacina, tudo. E na última consulta ela ofereceu de fazer um acompanhamento das pintas da gente pra não virar câncer de pele. Ela viu pinta por pinta do corpo da gente com o maior cuidado. Acho que se precisasse tirar alguma ela mandaria a gente ir a um dermatologista, mas essa pré-análise ela mesma faz, e ela mesma que ofereceu.

Enfim, é muito doido ter uma médica perto que resolve muita coisa sem a gente precisar passar em um monte de lugares. E tem mais, é super fácil marcar consulta, ela geralmente tem tempo. Como segunda, eu ruim de gripe liguei lá de manhã e a moça já me marcou pras 12:15hs. Cheguei lá, a médica me examinou, me deu um atestado até quarta-feira e disse que se eu não melhorasse era pra voltar que ela daria mais dias. Bom, eu só piorei, aí na quinta liguei lá às 8 e já me marcaram pras 10. Às 10 e meia eu já estava saindo do consultório com um novo atestado na mão e uma receita de antibiótico. Passei na farmácia e comprei o antibiótico por 5 Euros. Sim, aqui é assim, remédios receitados por um médico a gente geralmente paga 5 Euros ou não paga, depende do caso. E remédio de criança não paga nunca. É tudo subsidiado pelo governo.

Ah, mas tem mais, eu tenho que tomar 20 comprimidos de antibiótico e na farmácia a moça só tinha uma caixa com 10. Aí ela pegou meu endereço e logo depois do almoço veio um senhor entregar o restante aqui pra mim.

Gente, quando eu penso em tudo que a gente tem que fazer pra conseguir ser atendido no Brasil... Tendo plano de saúde particular, claro. Senão não consigo nem pensar! Pra começar eu teria ido ao pronto-socorro, pois médico nenhum teria consulta pro mesmo dia. E ia esperar um bocado... E teria ido longe! E sairia com a receita do antibiótico e gastaria uma grana pra poder comprá-lo. E se a moça da farmácia só tivesse os 10 comprimidos eu ia ter que procurar em outro lugar. Nunca que ela ia oferecer de encomendar o restante e levar em casa em tão pouco tempo sem custo.

Essa coisa de saúde pública boa, praticada com respeito e tranquilidade pro paciente é novidade pra mim. Só posso dizer que estou adorando! E que eu queria que todas as pessoas do mundo tivessem direito a algo assim.

4 comentários:

Sabrina disse...

O que eu mais acho legal, além é claro de toda a comodidade, baixo custo, etc., é você ter acesso a um médico geral mesmo, que cuida da saúde da pessoa como um todo.

Melhora logo hein prima!

beijos

Vivisis disse...

Concordo... aqui nos BR está esse problema do médico só olhar pra sua especialidade, sem se importar muito com saúde geral. Ajuda um MONTE o médico geral conhecer todo o seu histórico quando acontece alguma coisa.

Silvia disse...

Nossa Dani, que legal tudo isso... Realmente é o 1º mundo. Melhoras para você!

Je disse...

ACho que tb no BRasil é ter um pouco de sorte. Meu médico atende todo familia. Ele é homeopata e geral. Então ele olha de um tudo. E se precisar encaminha para outra especialidade. E sempre teve horario pra nos atender.
Assim como nas clinicas que eu fui todos encaminhavam o papaniolau.

Isso só deveria se tornar um realidade para todos.
O ponto que acha bem legal ai e em vários países é a farmácia que só vende a quantidade exata!

E ve se melhora menina! Beso