Outono

Outono

17 de set. de 2012

O nosso "Waldezinho"

Wald = floresta

Perto de casa tem um Wald. Quer dizer, perto mais ou menos, são uns 2km até o Wald, e como a gente já está mais alemão e mais fisicamente ativo achamos perto (ruim pras visitas que a gente leva lá hehe).

Pra chegar no Wald temos que andar uma quadra e meia até as plantações e depois os 2km até lá. A primeira vez que a gente foi, logo que nos mudamos, estava frio e um master vento, e achamos looooongeeeee...





Depois fomos de bicicleta e tudo ficou mais fácil! Agora a gente vai a pé de vez em quando e já não parece mais tão longe.

Enfim, no meio do Wald tem uns caminhos lindos, é uma delícia passear lá. Ficamos fãs, e já chamamos ele de nosso Waldezinho, porque ele é pequeno, não é uma Floresta com F maiúsculo. Mas é o que tem aqui perto e é nosso, hehe.

Aqui na Alemanha tem muitos Waldezinhos nas áreas rurais. Pra um brasileiro, que tá acostumado a ver mato, áreas sem uso e pasto quando viaja, aqui é muito estranho de ver que cada centímetro quadrado parece ser utilizado e cuidado por alguém. Então quando você anda nas estradinhas tem plantações, vilinhas e florestinhas, tudo calculado pra não ficar muito de um só.

E é calculado mesmo! Quando você vai comprar um terreno desses em área rural, tem um tipo de zoneamento. Tem terreno que só pode ser usado pra plantações. Ou você pode comprar um terreno onde pode plantar e colocar uma casinha de ferramentas, só. Ou você pode comprar um terreno onde pode colocar uma casa pequena. Ou pode comprar um pedaço de floresta, do qual você pode tirar a madeira (tudo controladamente, sem destruir a floresta) mas não pode construir casa nem nada. Enfim, você não pode comprar um terreno e fazer com ele o que bem entender. O que no final é bom, porque assim é garantido que não vai ser tudo destruído, mal utilizado, abandonado...

Então no Brasil o normal são cidades grandes com as imensas plantações em volta. Aqui é uma vilinha (Dorf) atrás da outra com as plantações bem menores e florestinhas entre eles. Assim, seja lá onde for que você more, sempre tem um Wald por perto. E caminhar por campos e florestas aqui na Alemanha é uma verdadeira mania nacional. Tem até um verbo específico pra descrever esse tipo de atividade, chamado wandern.

Então vamos às fotos do nosso Waldezinho? Tiradas no verão, depois eu prometo colocar fotos dele no meio do inverno pra gente comparar!


















3 comentários:

sou Bárbara disse...

Ahh Wald é tudo de bom né?!! Eu adoro, passeio todo dia de manha no que tem aqui perto de casa, e olah que moro em Hamburg, uma das maiores cidades da Alemanha!! Aqui também tem Wald no meio da cidade!!! E esse negocio de com o tempo a gente nem achar mais as coisas tao longe é bem verdade, a gente se acostuma mesmo... Minha mae tira sarro até hoje do marido com relacao a isso porque a gente sempre diz que é pertinho e eles acham tudo muito longe!! hahhahahha

Boa semana pra vocês!!!
beijao

Sandra Sebastião disse...

Oi Dani, que legal este "Wald"...
As vezes fico triste pq aqui no Brasil, um país tão grande com tanta terra e não temos se quer um waldezinho para levar as crianças, aqui tudo é pautado em dinheiro, se você tem dinheiro pra isso você faz, se não tem não faz...
Se quiser entrar numa flores (e ainda tem a questão de segurança) você tem que pegar o carro, gastar gasolina ir até não sei onde para encontrar um lugar legal. POr isso este planejamento todo que você comentou é muito necessário, pena que ele só ocorra aí.

Beijo pra você e continue postando, eu adoro ler.

Dri disse...

Dani gatona de bike, heim!