Outono

Outono

23 de set. de 2012

Olha a velocidade!!!

Aqui na Alemanha a velocidade é um caso sério.

Nas autoestradas (Autobahn) a velocidade não é controlada. E a galera anda muito rápido. Em dias de chuva, trânsito carregado e tal, tem placares eletrônicos que sugerem uma velocidade mais baixa (geralmente 120km por hora). Mas a velocidade é livre mesmo. Só que pra isso funcionar as autoestradas são um tapete, lisinhas, sem buracos. E pra não correr o risco de um bicho (ou pessoa) atravessar a estrada elas são cercadas praticamente no perímetro todo. E se ela passa no meio de dois morros, por exemplo, na saída dos morros ela é cercada com um tipo de tela bem fininha pro carro não correr o risco de levar um golpe de vento de repente. E quando ela passa perto de cidades ou vilas o asfalto é diferente, mais silencioso pra não incomodar as pessoas da cidade. Além disso geralmente existem cercas especiais nesses trechos também pra isolar a cidade do barulho da estrada.

Já nas estradas secundárias a velocidade geralmente é controlada em 100km por hora. Essas não são cercadas, mas onde tem perigo de travessia de animais tem placa. Aí é bom ficar de olho. E lembrando, aqui não tem cachorro solto na rua. As placas são realmente de animais selvagens, como veados, porcos do mato, ou sapos (hehe).
E nessas estradas muitas vezes andam também ciclistas.


Se a gente topa com um ciclista na estrada tem que passar a pelo menos 1 metro de distância dele, e em baixa velocidade.



Se vierem carros na contramão fica todo mundo em fila atrás do ciclista esperando uma boa chance de passar longe dele. Se o carro passa muito perto o ciclista pode denunciar pra polícia que o carro de placa x passou perto demais dele e ameaçou a integridade física dele. E o dono do carro recebe uma notificação em casa. Parece que se as notificações se repetirem o dono do carro pode levar multa.

Quando a gente entra numa cidade pequena, num Dorf, a velocidade tem que ser reduzida pra 50km por hora. Essa também é a velocidade máxima dentro do Dorf. Só as ruas mais movimentadas têm essa velocidade. E toda entrada e saída do Dorf tem um radar pra garantir que as pessoas estejam na velocidade certa:



Já nas ruas residenciais tem sempre uma placa assim


Nessas ruas realmente a gente tem que andar a 30km por hora, porque é onde as crianças, idosos, ciclistas, carrinhos de bebê, também transitam. Como praticamente todos respeitam essa velocidade, a gente fica mais seguro de deixar a Marina andar sozinha por aí.

E ainda tem as ruas onde a criançada brinca. Ruas com muitas crianças, parquinhos, etc. têm uma placa assim


Nessas ruas os carros têm que andar na velocidade de um pedestre. Essas geralmente são ruas curtinhas, e onde essa restrição acaba a placa é assim


Eu acho esse controle todo muito lógico e útil. Tem mesmo que ficar todo mundo de olho na velocidade e respeitar. Assim são evitados acidentes e as pessoas se sentem mais seguras pra andar pela cidade. E onde é possível andar rápido pode-se matar a vontade de andar rápido.

Aí vocês vão me perguntar se todos respeitam isso. Eu diria que as velocidades mais baixas, dentro das cidades, sim. É raro ver alguém andando um pouco mais rápido. Já nas estradas secundárias às vezes o pessoal não respeita tanto. Mas no geral o pessoal respeita os limites de velocidade sim. Mais um ponto pra Alemanha.

4 comentários:

Stefany disse...

Oi Dani!
Nossa que sonho né! Saber que o pessoal é consciente e respeita a sinalizaçao! É um exemplo mesmo!
Beijos!

Eliane Felisbino disse...

Oi Dani,

Eu cheguei a conhecer a auto-estrada....realmente é muito rápida e organizada, mas lembro que tinha pedágio caríssimo. Aí tambémé assim?
Beijão

Unknown disse...

Olá, achei seu blog por um acaso e me identifiquei logo de cara. Estou morando há 8 meses na Alemanha (esta é minha terceira vez)a 118km de Munique. Tenho 2 filhos, o Matheus de 4 e a Nathalie de 2.Gostaria muito de me comunicar com vc. Meu e-mail: crismoeller@gmail.com

bj, Cristina

Eliane Felisbino disse...

Oi Dani,
Atualiza aí!!!Queremos saber as últimas! Bjs