Outono

Outono

19 de set. de 2012

Self-service de flores e abóboras

Tem uma coisa que eu achei inacreditável aqui perto de casa (e sei que tem quase em todas as vilas, só não sei se tem nas cidades maiores). É o self-service e self-pague de coisas. Hã, Dani, como assim?

Eu explico. Na entrada da nossa cidade tem um terreno de esquina. Quando minha mãe chegou no meio de julho passamos pelo terreno e tinha uma galera (umas 15 pessoas, homens e mulheres) de biquíni no maior sol plantando alguma coisa no tal terreno. Sim, de biquíni, normal, o terreno nem tem cerca, nem nada, mas aqui isso é tudo normal, e ninguém além dos estrangeiros (hehe, no caso eu e minha mãe) fica olhando muito.

Depois de algum tempo, oh que surpresa! Nasceram no terreno lindas flores! E com elas a plaquinha:


E com a plaquinha o tambor:


"Blumen zum selber schneiden" significa "flores para você próprio cortar". Então o esquema é que as flores ficam lá à disposição de quem quiser cortar, com a plaquinha de preços


e a pessoa que pegou as flores coloca o dinheiro para pagar por elas no tambor (sem câmera de segurança, cobrador, nada). De vez em quando o dono do terreno, das flores, vem recolher o dinheiro do tambor.

Simples, prático e rápido. Baseado na confiança de que as pessoas vão pagar pelas flores que pegam. Inimaginável no Brasil.

No momento eles estão vendendo dálias (50 centavos cada)




e girassóis (também 50 centavos cada)




Aí quando começou setembro apareceu ainda no mesmo terreno essa simpática figura


anunciando que ali também estão sendo vendidas abóboras (Kürbis). E olha, que abóbora aqui é um caso sério! Tem muitas, de todos os formatos imagináveis!






As maiores ficam numa carroça. Reparem que a carroça tem os preços das abóboras marcados também. Quanto maior a abóbora, mais cara.



Para as abóboras é o mesmo esquema, você passa, pega a sua abóbora e coloca o valor no tamborzão.

É ou não é demais?

6 comentários:

Vanina disse...

Bom dessa vez eu serei a primeira a comentar, hehe. Quando morávamos em Helsinki, que é uma cidade grande, ficamos intrigados com uns terrenos da prefeitura que tinham muitos girassóis e também ervilhas doces, dessas que a gente vai so abrindo e comendo. Vimos que algumas pessoas estacionavam a bicicleta e colhiam, entao perguntamos como funcionava. A senhora nos explicou que o terreno era da prefeitura e tudo lá era disponíel aos moradores da cidade. Naquele outono tive girassóis em cima da mesa e passamos vários domingos comendo ervilha nos campos =)
Muito legal isso né? Nao consigo deixar de comparar o comportamento do povo daqui com o do Brasil caso algo assim fosse feito.
Abracos

Jade disse...

Hallo!
É isso que me faz gostar tanto do povo alemão.. A confiança... o modo como eles e estendem a mão, com total certeza de que ninguém irá passar a perna em ninguém...
Me mudo pra Alemanha em março! Estou adorando seu blog!!

Jade

Eliane Felisbino disse...

Dani, achei incrível! Agora, vc térá flores frescas na mesa e abóboras diferentes na panela...rs

Sabrina disse...

Eu me apaixonei pela placa do Blumen zum selber schneiden. Que coisa mais linda o ratinho segurando as flores!!!!!!!

beijos
Saprima

sou Bárbara disse...

Adoro essa praticidade!! Esses dias descobri um de flores no bairro onde moro, acho que vou dar uma passadinha por lá!!

Je disse...

Dani
Lendo algumas coisas que vc coloca no blog fiquei pensando, será que muitas das coisas que vc encontra por ai como essas funcionam (e dão certo) assim por ser uma cidade pequena? Vc sabe dizer se nas cidades grandes da Alemanhã, tipo em Berlin, é assim tb?
Beso

PS: essas abóboras vão dar um excelente sopa hummm...