Outono

Outono

30 de mar. de 2013

É nóis na passeata

No sábado passado fomos a uma passeata em Friedberg, cidade aqui perto.

O governo do estado onde eu moro está querendo aprovar uma lei aumentando o número de crianças por turma na educação infantil, onde hoje temos até 20 crianças para 2 educadoras para crianças a partir de 3 anos e até 15 crianças para turmas abaixo de 3 anos. Além disso a lei quer permitir que escolinhas e creches contratem pessoas que não fizeram o curso de pedagogia para suprir a falta de profissionais nessa área.

E é claro que o povo foi pra rua protestar. E é claro que levamos as crianças.

A passeata foi sábado passado às 11 da manhã. A Marina não havia entendido direito onde é que a gente ia nesse dia, mas foi mesmo assim. Chegando na rua principal de Friedberg, a Kaiserstrasse, quando ela viu o pessoal todo reunido e carros de polícia ela ficou com medo, acho que a polícia ia querer prender as pessoas por estarem protestando.



Mas para surpresa dela a polícia estava ali era pra fechar a rua pra passeata e acompanhar a gente!









Foi um barato, a criançada levou placas, andou junto direitinho, gritou, protestou tocando instrumentos, gaita, tambor, apito, panela... O importante era demonstrar que estão todos preocupados em manter a qualidade da educação infantil no estado.





No final nos concentramos em uma praça e ainda ficaram tocando música, falando sobre a lei e os motivos do protesto, etc.





Essas passeatas estão acontecendo em várias cidades do estado e eu espero sinceramente que a gente consiga que essa lei não seja aprovada.

Mas o mais legal é que as crianças entenderam o que é uma passeata, que temos o direito de protestar quando não aceitamos algo, enfim, aprenderam um pouco mais sobre cidadania.


(Mais sobre a passeata em http://www.wetterauer-zeitung.de/Home/Kreis/Staedte-und-Gemeinden/Friedberg/Artikel,-Demonstranten-fordern-KifoeG-Stop%2521-_arid,409803_costart,1_regid,3_puid,1_pageid,80.html)

4 comentários:

Luz13 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Eliane Felisbino disse...

Aie Dani!!!
Famílias comprometidas com a educação e co-responsáveis. Isso faz muita falta por aqui.
bjs

Renata Scholtz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata Scholtz disse...

Oi Dã, que legal !!
realmente uma experiência muito legal para todos !
beijos