Outono

Outono

25 de ago. de 2012

A luta contra o calor dentro de casa

Continuando a série "O verão na Alemanha"...

Antes de morar aqui eu nem imaginava que íamos ter que travar uma luta terrível (diária) dentro da nossa própria casa. O inimigo é danado, ele entra sem ser chamado. Sorrateiramente ele vai acabando com a gente, deixando a gente mole...

Mas logo bolamos estratégias para acabar com ele. Agora ele não nos pega mais!

Imaginem vocês que as casa na Alemanha são feitas pra reter o calor no inverno, pra economizar aquecimento, certo? As paredes são mega grossas, os vidros são duplos, as janelas vedam que é uma beleza!

Duro é que se o calor entra, também não sai nunca mais! Então não dá pra gente dar moleza... Abrir a casa toda, como a gente faz num belo dia de calor no Brasil, nem pensar! Aqui a gente tem todo um esquema que está funcionando. De manhã a gente deixa as venezianas da cozinha e da sala fechadas, pois é ali que bate sol até depois do almoço.





Até umas 11, quando o ar de fora está mais fresco que o de dentro, a gente abre os vidros do lado "fresco" da casa pra tentar deixar o máximo de fresquinho entrar. Aí depois das 11 geralmente a temperatura de fora se iguala à de dentro (perto de 25 graus) e é hora de fechar tudo, inclusive a veneziana do quarto do Rafa, pois lá começa a pegar sol também. Depois do almoço a gente abre as venezianas que estavam fechadas de manhã, mas os vidros continuam fechados. A casa só pode ser aberta de novo tarde da noite, quando fora volta a ficar um pouco mais fresco.

As poucas vezes que o esquema furou a gente dançou, tivemos até 29 graus dentro de casa. Então o jeito é ficar o tempo todo de olho no termômetro e vigiar o inimigo!

2 comentários:

Dri disse...

Dani, eu lembro quando você falou sobre as casas que são feitas para o inverno!

Não tem como ter um ar condicionado daqueles móveis?

Beijo

Silvia disse...

Caramba Dani! Eu sempre só iamginei que passariam frio aí! O esquema de guerra contra o calor deve ser rigoroso mesmo! Quase 30°C dentro de casa é dose!