Outono

Outono

30 de out. de 2012

Doce e salgado

Como eu já disse em outros posts, uma mudança de país como a nossa, pra quatro pessoas que praticamente nunca estiveram no exterior é um acontecimento e tanto! E a gente ainda sente as diferenças do dia-a-dia, embora a gente já esteja se sentindo bem mais em casa, ainda tem muita coisa que chama a atenção.

E tem duas coisas pequenas, que parecem insignificantes, mas que são a base da alimentação de qualquer ser humano de hoje em dia, o açúcar e o sal.

O açúcar e o sal por aqui são bem diferentes do Brasil, porque são feitos de matérias-primas diferentes pelo menos os que a gente tem comprado).

O nosso sal vem dos Alpes



Também tem o sal marinho no mercado, mas é mais caro. A gente usa o dos Alpes mesmo, e eu diria que o gosto é o mesmo, e a quantidade que se usa é a mesma, também. O que muda um pouco é o fato dele ser mais grosso e mais soltinho e sequinho. Ele não fica úmido nunca.

Já o açúcar é feito a partir de um tipo de beterraba branca (bem grandona). Aqui não é possível plantar cana-de-açúcar por causa do clima, então eles se viram como dá. Esses dias passamos por um campo com as tais beterrabas já colhidas esperando o dia certo de ir para a fábrica (a Birgit, uma nova amiga nossa aqui que trabalha com agricultura é que explicou que eles colhem a beterraba e deixam ela lá no campo). Olhem o morrinho de beterrabas aí





O açúcar já me parece bem diferente do velho e bom açúcar União do Brasil. Ele é bem menos doce, e mais granulado.

Não sei se é por isso, mas os doces aqui na Alemanha são muito menos doces que no Brasil também. Com certeza é cultural, os alemães não curtem tanto coisas mega doces (vide os brigadeiros que sobraram do aniversário da Marina). Mas é engraçado, às vezes a gente vai comer um pedaço de bolo por aí, aquele bolo bonito, cheio de cremes, e tal, e o bolo quase não é doce. É uma decepção! A Fanta laranja aqui parece vitamina C efervescente.

A gente acostuma, tenho certeza, e depois vamos achar estranho é o mega doce dos doces do Brasil. Mas por enquanto estranho pra gente é o doce daqui.


5 comentários:

Ariel Martins disse...

Legal Dani.

Do sal eu não sabia não. Agora o açucar eu já tinha visto em algum lugar, inclusive, salvo engano a importação do açucar refinado é proibida aí neh!? Só pode o mascavo. É uma questão de saúde mesmo, pelo que consta.

Bj

Jade disse...

A Fanta laranja na Alemanha é uma das coisas mais horríveis que eu já provei!!!!

Tanto que, se você procurar por mercadinhos brasileiros, eles vendem fanta laranja e fanta uva do Brasil...

Fiz caipirinha com o açúcar de beterraba e ficou bom...

E as crianças? Estão se adaptando com essas diferenças?

Beijo!

Silvia disse...

Vixi, eu ia estranhar muito o açúcar não-doce. Sou muito doceira.
Dani, vc achou que iria viciar os convidados da Marina com seu brigadeiro super doce? E eles "nem tchum"... hihihi!
Beijos enormes!

Renata Scholtz disse...

Vamos testar o comentário, hehe...
Acho que sou muito alemã mesmo, pois mesmo tendo crescido no Brasil eu não gosto de coisas muuuuuuuito doces, prefiro o paladar alemão, hehe..
Mas adooooooooooooro brigadeira e pudim de leite brasileiro. Vai entender.
beijos

Eliane Felisbino disse...

Dani,

Quando estive na França também percebi que os doces eram menos doces, mas eu gostava, achava menos enjoativo.
Beijão amiga