Outono

Outono

24 de fev. de 2012

E a escola, como fica?

Na nossa difícil decisão de nos mudarmos pra Alemanha o que mais me preocupou foi a dificuldade que o Marcelo e a Nina podem vir a enfrentar pra aprender o alemão, já que de nós 4 só eu falo alemão (e super enferrujado).

Todo mundo fala que pras crianças vai ser fácil, tranquilo, que criança pega super rápido, e eu até que acredito, mas quero ver pra crer. O Rafa sim, sem dúvida, rapidinho vai estar até brigando com os coleguinhas do Kindergarten em alemão e logo logo vai estar com sotaque e se recusando a falar português, já pensou? Mas ele tem só 2 anos e meio.

Já pra Nina, que tem 9 anos, a coisa toda é mais complicada. Assim que acertamos que moraríamos na Alemanha pensamos que seria bom a gente morar pertinho da minha prima pras crianças irem à mesma escola dos primos que falam português e que tudo seria tranquilo. Mas daí a minha prima (querida, santa, que tá dando uma super força) foi na escola do bairro se informar como seria a adaptação da Marina, e ficamos sabendo que se fossemos morar lá perto dela a Marina teria que primeiro frequentar uma escola de estrangeiros por 1 ano mais perto do centro de Frankfurt. E que quando ela saísse dessa escola pra uma outra alemã ela teria que ir longe de casa, pois a escola do bairro lá só vai até o quarto ano (que a Nina já completou no final de 2011). Aí ela teria que pegar ônibus e metrô pra ir e voltar da escola. A filha da minha prima que é pouca coisa mais velha que a Nina vai fazer esse trajeto, e isso é normal lá, a criançada de 10, 11 anos já andar de transporte público sozinha. Bom, da pra entender, já que elas começam a andar sozinhas pra escola com 4, 5 anos...

Então tá, na minha cabeça estava tudo acertado, a Nina frequentaria essa escola por 1 ano pra aprender o que faltou, a língua, e se adaptar. Daí ela entraria numa escola alemã. Mas daí meu pai deu a sugestão da gente ir morar mais perto dele, mais longe de Frankfurt, num lugar pertinho de uma escola alemã. Ele conversou com o diretor da escola e ele explicou que como não tem escola de estrangeiros por perto a Nina poderia frequentar a escola lá. É uma escola boa, até que grandinha, e vai até o décimo ano. Da casa que a gente alugou são duas quadras até a escola.

E aí surgiu a dúvida: o que seria melhor pra Marina, frequentar a escola de estrangeiros e se adaptar aos poucos ou entrar de cabeça numa escola alemã? Se ela frequentasse a escola de estrangeiros ela iria repetir o ano, mas isso pra mim não era um problema. Mas daí a gente ficou pensando que na escola de estrangeiros só vai ter crianças estrangeiras e que talvez o ensino seja meio devagar, que numa escola alemã ela já entraria no clima mais rápido, já faria amigos que continuariam com ela depois, etc. Além disso, morar num lugar onde a escola dela é a 2 quadras, a escolinha do Rafa a meia quadra e o curso de alemão do Marcelo a 20 minutos seria bem mais fácil pros três do que ficar pegando ônibus, trem, etc. pra cada um chegar na sua escola. Ainda mais nesse começo.

Então acabamos decidindo ir morar em Rosbach vor der Höhe, onde tem a escola boa e fica a 23km do centro de Frankfurt. É uma cidade menor, tranquila, onde as crianças podem crescer com liberdade total. E era isso que a gente queria ter na Alemanha.

No dia seguinte à decisão de alugar essa casa minha prima me ligou dizendo que estava vindo da casa de uma amiga colombiana que também havia trazido duas filhas da Colômbia que não falavam alemão, uma tinha 9 anos e a outra 11 ou 12. Na época eles optaram por colocar a filha mais velha na escola de estrangeiros e a mais nova direto na escola alemã. E que eles recomendam fortemente que a gente coloque a Nina na escola alemã direto. Que a filha mais velha deles começou tudo do zero, e bem devagar, porque a classe tinha alunos poloneses, turcos, russos, que não sabiam nada de alemão então a aprendizagem foi muito lenta. Já a pequena se adaptou numa boa e aprendeu o alemão muito mais rápido. Parece que nem precisou repetir o ano.

Então ao que tudo indica acabamos tomando a decisão certa. Mas só vamos saber de verdade como vai ser tudo isso quando a gente estiver lá. Então a Nina vai entrar no quarto ano lá em março e só assistir as aulas, sem valer nota, até o final do ano letivo que é em julho. Ela está meio ano adiantada em relação ao ano letivo da Alemanha. Daí a ideia do diretor é deixar ela seguir pro quinto ano com o resto da turma, e se ela não se adaptar e tirar notas ruins até o final do quinto ano aí sim ela repetiria. Ela já está ciente disso, e parece que entendeu que se ela repetir não vai ter problema, que é assim mesmo. Ela está ansiosa com isso, claro, mas eu espero que chegando lá ela veja que é mais fácil do que ela pensa. Mesmo porque ela está há 3 meses fazendo aulas particulares diárias de alemão com a minha avó e ontem elas contaram quantas palavras ela já sabe e são 350. Já é um bocado pra quem não sabia nada!

Tenho muita fé de que vai dar tudo certo, e confio na minha filhota. Depois deixo vocês saberem o que deu dessa história!

Beijos!

4 comentários:

Ana Gaspar disse...

oi,
Essa hsitória de escola é um problema sério...
A Valentina esta com 3 anos e 1/2, e menina como esta dificil escola pra ela para o mês de abril. Queria muito coloca-l-a na pública, pois além de não gastarmso, dizem que é a melhor escola. Porém, um cara tipo de informações, pediu que meu esposo preenchesse um papel com 5 escolas próximas a da casa nossa. Ele disse que vai ser muito dificil ter vaga para abril na pública e que devíamos matricular a Valentina em uma escola privada, fogo né! Agora não sei o que faço???
Bom, sobre o aprendizado, eu estou como seu marido, não sei nadinha... que escola ele escolheu? e será caro???
Sobre a Valentina já me disseram que ela aprenderá rapidinho, mas esse rapidinho é quanto tempo??? afi...amiga quantas nóias... né?
beijão

Silvia disse...

Oi! Na minha humilde opinião também acho que tomaram a decisão certa, pode ser mais traumático no início, mas pelo menos a Nina não vai se sentir "retrocedendo" fazendo as coisas tão devagar na escola de estrangeiros. Vamos ficar aqui com os dedos cruzados tocendo por vocês!

Unknown disse...

Oiii
fica tranquila, aqui na Alemanha o sistema educacional é muito bom! Sua filha nao vai ter problemas. O meu namorado é professor, eu fui visitar a escola onde ele dá aulas e fiquei encantada! Tudo arrumadinho, tudo bonitinho. É outro mundo...

Unknown disse...

Olá! O seu Blog está girissimo!
Também eu me mudei em Junho para a Alemanha, e a minha maior preocupação, sem dúvida, é a minha filha de 9 anos que entrou aqui na escola para o 4ºano, tem sido uma angustia constante, não a vejo motivada, sinto que está triste e que quer voltar para a nossa terra. não sei o que hei de fazer.
bjo