Outono

Outono

19 de fev. de 2012

Nossa casa na Alemanha

Antes de vir pro Brasil no começo de fevereiro meu pai já conseguiu alugar uma casa, apartamento, ou como chamam lá na Alemanha, Wohnung, pra gente morar.

Eu não sei bem como definir o nome pois aqui no Brasil não temos quase esse tipo de moradia. A nossa casa é um exemplo bem típico do tipo de moradia que as pessoas têm na Alemanha. É uma casa grande que normalmente tem 2 ou 3 andares, e em cada andar mora uma família. Não é um prédio de apartamentos. Mas também não é uma casa como as que temos aqui no Brasil. É uma Wohnung.

No nosso caso a casa tem 3 andares, e vamos morar no térreo. No primeiro andar, em cima da gente, mora um casal e no segundo andar mora uma senhora (segundo informações do proprietário da casa pro meu pai). A entrada da casa é a mesma pra todo mundo. Quando abrimos a porta principal chegamos a um hall, onde tem a porta da nossa Wohnung e as escadas que sobem pros andares de cima e descem pros porões. Cada Wohnung tem direito a um quarto no porão, pra poder guardar tranqueiras, colocar roupa pra secar, etc. A garagem da casa é compartilhada por todos, é onde o pessoal guarda bicicletas, por exemplo. Nessa garagem tem um carro coberto com uma capa que é de alguém (do proprietário? do casal? da velhinha? quem saberá...).

A nossa Wohnung tem dois banheiros, mas só uma privada. Estranho, né? Mas bem normal na Alemanha, parece. Tem o banheiro grande, onde tem o chuveiro, uma pia e só. Do lado da pia tem as entradas de água pra instalar a máquina de lavar roupas. Sim, minha gente, na Alemanha não existe lavanderia, área de serviço. Não existe tanque de lavar roupa. Eu ainda não sei como vou fazer pra lavar meu All Star! Na pia do banheiro? No quintalzinho dentro de um balde? Na máquina de lavar roupa? Depois eu conto pra vocês! E tem também o lavabo, onde ficam a privada e uma pia.

A janela do banheiro e do quarto pequeno têm vista direta pro quintal do vizinho. Outra coisa estranha! Acho que eu nunca vi isso aqui no Brasil. Mas a nossa Wohnung tem 140 anos, e nessa época acho que as pessoas não se preocupavam com isso, hehe!

Por fim, a Wohnung tem 2 quartos, um pequeno e outro grande, e uma sala de dois ambientes. Talvez a gente feche um dos ambientes da sala mais pra frente pra fazer um terceiro quarto. O tamanho total da Wohnung é de 90 metros quadrados, bem grandinha! E ela está toda com a pintura antiga. O acordo do meu pai com o proprietário é de que a gente pinta a casa quando entrar e não precisa pintar quando sair. Então a nossa primeira semana na Alemanha com certeza será cercada de pincéis, tintas, etc. Mas pelo menos já teremos onde morar, porque se a gente fosse sem nada alugado era arriscado ficar uns meses procurando, e isso a gente não queria.

Bom, mas vocês já devem estar curiosos, não? Então aí estão algumas fotos pra vocês já conhecerem nosso futuro lar alemão. O crédito das fotos é do meu pai, claro!


Vista da rua


Entrada da casa


Hall das escadas e nossa porta de entrada


Sala vista da cozinha


Sala vista de outro ângulo


Quarto pequeno


Cozinha


Cozinha vista de outro ângulo


Chuveiro


Banheiro do chuveiro


Lavabo


Quintalzinho


Quarto grande com saída para o quintalzinho


Vista da janela do quarto pequeno pro quintal do vizinho (que está feinho por causa do inverno)



Não vejo a hora de dizer "Hallo lar novo"!

6 comentários:

Ariel Martins disse...

ual 140 anos???? Acho que talvez nem vizinhos tivessem Dani rsrs
Linda sua ... (casa) haha


Abs

A.

Ana Gaspar disse...

Nossa! fofa a casa.
Já alugamos a nossa também, mas é menor é de 72 metros quadrados, porém somos 3...
Tem dois quartos, um pra nós e outra pra Valentina, um sala de dois ambientes também, uma cozinha pequenae um banhiero bom...ah! tem uma sacadinha...qualquer coisa te mando por e-mail algumas fotos do local...
beijos

Ana Gaspar disse...

Ah! esqueci de dizer que li desde o inicio o seu blog...ufa! li todinho...
e deixei comentários em cada post...
beijosss nova amiga...

Silvia disse...

Que curioso!
Mas muito fofa sua casa nova!
Quando vi as fotos me lembrou a sua atual casa aqui no Brasil... Não sei pq!
Vocês terão que comprar todos os móveis antes de se mudarem? Como vai ser isso?

Je disse...

Que legal poder ver sua casa e ter um espaço só de vcs é muito bom né Dani...
Fico muito feliz por vc!
Depois quero ver fotos quando vcs tiverem lá....
Beso

Eliane Felisbino disse...

Ai, Dani. Que legal, sua nova casa! Parabéns!
Estamos torcendo muito por você, amiga.
Que Deus lhe abençoe.
Bjs