Outono

Outono

31 de mar. de 2012

O drama do lixo

Quando chegamos na casa do meu pai aqui na Alemanha eu me senti uma retardada.

Sim, pois eu não conseguia fazer nada sozinha. Tinha que perguntar tudo pro meu pai, pro meu irmão.

Eu não conseguia acender a luz do banheiro, por exemplo, pois aqui o interruptor da luz do banheiro fica do lado de fora do banheiro (alguma paranóia com choques em ambientes úmidos talvez). Legal pra aprontar uma sacanagem com alguém, né?

Eu não sabia abrir a janela pois tem todo um esquema diferente de abrir a janela aqui, qualquer dia eu mostro.

Mas entre essas e outras dificuldades a maior mesmo foi não conseguir jogar o lixo no lixo. Sim, uma coisa tão simples pode virar um drama pra um ser humano, pois a vida toda a gente joga o lixo no lixo, mas aqui é totalmente diferente, e quem erra pode no mínimo levar uma bronca do vizinho por estar jogando o lixo fora errado. E o sentimento de não saber mais fazer uma coisa tão óbvia é muito deprimente.

Então que eu resolvi escrever um post dedicado ao lixo. Porque agora, depois de 3 semanas na Alemanha eu sinto que entendo um pouco mais como é o esquema. Vamos lá?

Essa é a minha pia da cozinha (toda cheia de louça pra ser lavada, hehe, ignorem, por favor).



No Brasil todo ser humano normal tem as panelas, a máquina de lavar louça ou algo assim embaixo dela, certo? Mas como eu disse aqui é tudo diferente, e olha o que eu tenho debaixo da pia:



Pois é, o meu lixo!

Aqui a gente tem que ficar guardando o lixo até o dia certo de colocar ele pra fora. Então, os que estão em baixo da pia são:

O saco amarelo



Esses sacos de lixo amarelos a gente pega de graça na prefeitura, e neles coloca apenas embalagens vazias. Duro é que a prefeitura passa recolhendo os sacos amarelos apenas 1 vez por mês, então eles se acumulam rapidamente. O da foto já está quase lotado e já tenho outros dois guardados no porão, esperando o próximo dia de coleta (a última foi no dia 21.03).



No dia da coleta do saco amarelo todo mundo coloca eles na calçada e o caminhão de lixo passa e um lixeiro vai jogando no caminhão, bem parecido com o Brasil.

A minha caixa de papéis e papelões



Na frente da nossa casa tem um latão de lixo de papéis, mas antes de colocar meus papéis lá eu deixo dar uma acumulada em baixo da pia. A coleta de papel também acontece apenas uma vez por mês.


A minha coleção de garrafas PET



Agora ela está pequena, mas já esteve bem grandinha. Aqui o esquema com garrafas PET funcina assim, você compra por exemplo uma coca-cola 2 litros no supermercado e paga 1,30 euro. Aí na hora de passar no caixa já é cobrado automaticamente mais uma taxa de 0,25 euro, que é a taxa da embalagem. Daí quando você já tem uma coleção razoável de garrafas em casa enchendo o saco você leva todas de volta no mercado e coloca numa "terrível máquina comedora de garrafas". Cada vez que você coloca a garrafa na máquina ela gira a garrafa até ler o código que identifica que ela é uma garrafa pela qual se pagou a taxa (Pfand) e vai somando 0,25 euro à sua conta. A garrafa entra na máquina e a gente escuta o barulho dela sendo triturada lá dentro. Garrafas pelas quais não se pagou a taxa são "cuspidas" de volta pela máquina, aí a gente joga essas no lixo normal de embalagem. O símbolo de uma garrafa pela qual se pagou o Pfand é esse:



No final, digamos que eu joguei 6 garrafas na máquina, quando eu termino eu aperto um botão verde e ela imprime um ticket pra mim no valor de 1,50 euro que eu posso depois descontar no valor da minha próxima compra.

Bom, com isso eles garantem que a galera não vai ficar jogando garrafas PET pra todo lado e poluindo o ambiente. Eu achei bem legal!

Continuando, temos ainda as minhas duas lixeiras gêmeas pra orgânicos e o restante:



Elas ficam sobre um "trilho" pra poder puxar elas pra fora e jogar as coisas com mais facilidade nelas.



Olha elas abertas, que bonitinhas!



No lixo orgânico a gente tem que colocar uma sacola de lixo especial que a gente compra no mercado, que é biodegradável, e tal. Nesse lixo vai realmente só o que é orgânico, pois esse lixo depois é recolhido pela prefeitura (a cada 2 semanas) pra virar adubo.

E o resto vai no lixo de resto. Papéis toalha melecados, fraldas, cabelos, cotonetes, etc. Esse lixo é recolhido também a cada duas semanas e é incinerado.

Lá fora da casa tem também um latão comunitário de lixo orgânico e um latão individual de lixo resto. Tem gente que não tem paciência de separar o lixo orgânico e joga tudo no resto. Mas eu achei mais legal fazer tudo bonitinho!

Me disseram (o Marcelo que viu, eu ainda não vi) que o lixeiro dos lixos dos latões (papel, orgânico e resto) nem toca no lixo. Que é o próprio motorista do caminhão que desce do caminhão, ajeita o latão perto do caminhão, engancha ele, aí o latão é automaticamente esvaziado no caminhão e volta pra calçada.

Ah, mas vocês achavam que acabou, é? Não acabou não!!!!

Ainda tenho uma linda coleção de vidros



E uma sacola de roupas e sapatos velhos. Pra esses tem na cidade alguns pontos de coleta, e a gente tem que levar até lá. Os vidros têm que ser separados em vidros verdes, marrons e transparentes. Os sapatos têm que ser amarrados os dois pés, pra não virar confusão. Os sapatos e as roupas até onde eu sei são doados.

Além disso tem ainda os dias especiais de colocar na calçada restos verdes, de folhas, poda de plantas, galhos, etc. E na terceira semana de janeiro tem o dia especial de coleta de árvores de natal. E eu ouvi dizer que também tem o dia de colocar pra fora móveis, eletrodomésticos, essas coisas que a gente não quer mais. Se você precisar jogar fora algo assim fora de época tem que levar o objeto num lugar especial (chamado Sperrmüll) e pagar pra deixar ele lá, se não me engano meu pai disse que se paga por quilo em torno de 0,04 euro.

Pois é, lixo aqui é coisa séria! Eu acho ótimo, da trabalho mas é pelo bem de todos. Só tenho que dar um jeito de nunca esquecer o dia certo de colocar o lixo pra fora pra não ficar tudo acumulando... Pra isso temos até um calendário dos dias em que passa cada caminhão de lixo na cidade:



Segue a tradução dos termos:

cinza = lixo "resto"
amarelo = lixo amarelo
verde claro = restos de plantas
laranja = lixo orgânico
vermelho = lixo especial (acho que pilhas, tintas, latas de veneno)
verde escuro com WB = árvores de natal
azul = papel
cinza escuro = não sei, hahahahaha

É ou não de se sentir retardado?


PS1: Quem tá achando nojento isso do lixo ficar em baixo da pia, pode ficar tranquilo que nada fede. As embalagens eu lavo antes de colocar no saco amarelo, e as lixeiras de orgânicos e restos são bem vedadas, não escapa cheiro nenhum.

PS2: Isso tudo que eu descrevi é referente à minha cidade, as datas variam de acordo com a cidade e o jeito de lidar com o lixo pode variar de estado pra estado, também, pelo que eu entendi.

PS3: Nojento esse post, não? Peço desculpas aos mais fracos de estômago, mas se vocês leram até aqui é sinal de que sobreviveram. Prometo um post mais cheirosinho na próxima.

10 comentários:

Stefany Conduta disse...

Nossa Dani, tudo bem que sabemos da organização do alemães, mas não pensava que era tanto assim! hehehe
E eu aqui achando que Curitiba já tava na frente por causa da separação de lixo, imagina! Super legal, não conhecia!

Je disse...

Meus ceus que trabalho!

Sabrina disse...

Eu acho que ver tudo se acumular assim, dentro de casa, faz a gente ter muito mais noção de quanto lixo a gente produz.

beijos
Saprima

Sabrina disse...

Eu acho que ver tudo se acumular assim, dentro de casa, faz a gente ter muito mais noção de quanto lixo a gente produz.

beijos
Saprima

Ariel Martins disse...

MEU DEUS!!!
Dani eu fiquei de boca aberta com a separação de lixos, essa é uma causa que eu apoio totalmente e ver uma separação tão bem feita assim me deixa sem palavras. E o "sistema" de reciclagem de garrafas então!?? OMG!!!


Muito bom!

Silvia disse...

Nossa Dani, eu teria que colocar um alarme no celular para não esquecer os dias de coleta! Isso que é primeiro mundo, hein? Aqui no Brasil o sistema deixou a gente acomodado, preguiçoso mesmo, afinal, se esqueceu, joga depois de amanhã... Em Curitiba tem coleta seletiva e o povo mesmo assim não separa... Imagine se implantassem um sistema todo metódico como esse aí????!!! Daria revolta da população!

Sabine disse...

Caramba!

E eu que achava o esquema daqui complicado...
Tem também coisas como cor do saco. O preto é pra lixo orgânico e restos, o transparente pra reciclável e o verde para o de restos de poda, grama e árvores e tem também os pontos de coleta para pilhas, vidros e roupas (deve ser mais ou menos como o daí). Se tiver alguma coisa no saco do lixo reciclável, que não seja reciclável, o lixeiro não leva. Por exemplo: meu "querido" vizinho jogou restos de grama no saco do lixo reciclável e colocou pra fora no dia da coleta.... é ÓBVIO que o lixeiro não levou, né? o problema é que o saco continua lá... ¬¬
Mas sério! Super organizado o esquema aí...
Aqui coletam o lixo uma vez por semana (o que é algo que me incomoda), podiam fazer isso ao menos duas, pra acumular menos, né?
Belo exemplo!

sou Bárbara disse...

Que bom que aí na sua cidade é tudo organizadinho assim, aqui no bairro que eu moro em Hamburg não é assim não... no nosso prédio por exemplo vai tudo numa lixeira só mesmo, estilo Brasil. Mas como marido é Curitibano e eu morei os últimos anos lá tb, nós aqui em casa dividimos o lixo em organico e não orgânico, e de vez em quando levamos papéis e vidros nos latoes grandes aqui perto de casa, mas nos dias de preguiça vai tudo junto mesmo... Quando eu cheguei achei que ia ser como vc descreveu aí, que era como eu conhecia a Alemanha de ouvir falar, mas infelizmente não é em todo lugar que eles saõ organizados assim...

bjinhos

Eliane Felisbino disse...

Oi Dani,
Estva sumida porque a Lo estava doente. Agora tenhoum monte de post para ler, oba!

Fiquei admirada com a organização. E eu que, as vezes, tenho preguiça de separar o reciclado do orgÂnico.

Silvia disse...

Eu fiquei curiosa para conhecer o processo de incineração. Porque eu achei tudo muito prático e evoluído, mas fiquei com o pé atrás no que diz respeito à incineração (já que a incineração gera poluição do ar). Adoraria saber mais, inclusive o percentual de lixo que é reaproveitado (que vai para a reciclagem ou compostagem) e que vai pro incinerador.