Outono

Outono

13 de abr. de 2012

Adaptação

A Ana comentou num post sobre a minha adaptação aqui na Alemanha, que está sendo muito boa... E muitas pessoas me perguntam sobre a adaptação do Marcelo aqui também...

E eu fiquei pensando muito sobre isso, a nossa adaptação na Alemanha.

Bom, vou começar falando da minha adaptação à Alemanha. Realmente, está sendo maravilhosa! Melhor do que eu pensei. Até o meu alemão, que era extremamente enferrujado e me fazia ter medo até de ir ao mercado no começo, ou de perguntar alguma informação, e tal, está muito melhor, estou me sentindo muito mais segura.

Outra coisa é que fui eu que quis vir, eu que queria tentar tudo isso, essa vida nova, e já havia pesquisado muito antes de tomar essa decisão. Como são as pessoas, como funcionam as coisas, e tal. Claro que mesmo assim tive muitas surpresas, mas eu já havia me preparado bastante.

Mas acho que o que faz a minha adaptação aqui realmente fácil é a ajuda toda que estamos tendo. Meu pai é meu guia, me ajuda em tudo, não se incomoda de tirar até as minhas dúvidas mais bestas. Ele me acompanhou sempre no começo, até eu estar mais segura. Me mostrou como funciona tudo, e ainda agora, depois de 1 mês aqui, quando saimos juntos ele me ensina um bocado. E além dele temos minha prima, o marido dela que é um querido e os filhos dela, primos da Marina, que também falam português e que a gente vê quase toda semana. Ô delícia esse sentimento de família! E claro, tem meu irmão caçula lindo que mora também pertinho da gente e que toda vez que eu encontro sempre me lança um olhar de "puts, não acredito que você tá aqui", me abraça, tá todo contente! É bom demais! E a minha cunhada, que também me dá altas dicas de comidas gostosas, produtos de limpeza, essas coisas. E as minhas sobrinhas cuti-cuti bebezinhas da titia!

Então, sozinhos nós não estamos! Todo mundo batalhou bastante pra nossa vinda, arranjaram móveis, ajudaram a montar, carregar, buscar, tudo isso. E isso não tem preço. Assim fica mais fácil!

Ainda tem a sorte... Eu acho que a gente está tendo muita sorte em tudo, tá tudo dando tão certinho, que só posso atribuir isso a alguma força divina, ajuda de Deus, sorte, anjo da guarda... Como quiserem chamar (ou todos eles juntos, hehe). Está sendo realmente incrível!

Por último, como sou descendente de alemães, como eu falo alemão e convivi com alemães a minha vida toda, como tenho a maior cara de alemã, e principalmente, como sempre admirei a cultura alemã, aqui me sinto em casa. No Brasil muitas vezes eu também me sentia deslocada, diferente. Aqui eu sou a normal. Eu AMEI o dia em que estávamos no Job Center pra moça lá fazer uma rápida entrevista com o Marcelo e quando ela disse meu sobrenome, nem titubeou. No Brasil eu sempre tive que soletrar meu sobrenome, eu nem tentava falar, já ia logo soletrando meu sobrenome alemão. Aqui a moça sofreu foi pra dizer o "Oliveira", hahaha! Eu adorei!

Quanto ao Marcelo, a adaptação dele foi bem melhor do que pensamos. É claro que tem ainda muita adaptação pela frente, muita água vai rolar debaixo da ponte. Mas ele está gostando muito, diz pra todo mundo que quer realmente morar aqui sempre, que ele está achando o máximo! Que ele não tinha ideia do que era o primeiro mundo até conhecer. Que ele quer logo aprender essa língua desgraçada (palavras dele) pra poder aproveitar tudo o que pode e se entrosar direitinho. Até a comida ele já acostumou! Voltou a cozinhar e está cozinhando bem pra caramba. Tudo bem que até aqui só fizemos comidas que a gente está acostumado, bastante feijão... E esses dias a minha prima disse uma verdade, devagar temos que começar a cozinhar as comidas daqui. Que as crianças vão comer diferente na escola, na casa dos amigos, que precisamos nos adaptar.

Enfim, esse primeiro mês de adaptação foi muito bom. E faremos o possível pra continuar sendo!


4 comentários:

Je disse...

Que ótimo Dani....e que seja sempre assim. Mas faz o favor de voltar pra cá umas vezes pra matar saudades! Nem que seja pro Rafa comer o pão de queijo de batata da tia Je!

Eliane Felisbino disse...

He!!! Deus é bom! Que Ele continue a iluminar os caminhos de vocês. Bjs, Ane

Silvia disse...

Que bom Dani! Mas também não poderia ser diferente... Vocês mereciam mesmo tudo de bom!!!

sou Bárbara disse...

Com certeza o background alemao ajuda bastante né... Pra mim também perguntam sempre como que foi a adaptacao, com comida, lingua, costumes e eu sempre respondo que pra mim foi super tranquilo porque muitas coisas eu já conhecia de casa, da convivência com parte da minha família que mora aqui... Claro que mudanca é sempre mudanca, nao importa se é muidanca de país ou de cidade, vai ter sempre alguma coisa nova pra aprender e se adaptar!!